RESENHA: Amorphis - Live at Helsinki Ice Hall (2021) | Metal Garage

(click here to view in english)

Em seus mais de 30 anos de estrada, os finlandeses do AMORPHIS trilharam os mais variados caminhos em seus lançamentos. Desde álbuns mais voltados para o death metal, como o debut “The Karelian Isthmus” e o memorável “Tales from the Thousand Lakes”; ou como discos que direcionaram a banda para uma sonoridade mais doom metal, como “Elegy” e “Tuonela”; até o seu ápice (mostrado nos trabalhos atuais), com passagens mais progressivas, esbanjando de uma musicalidade e personalidade única, forjada e refinada ao longo do tempo. E se tem algo que se manteve firme depois de todos esses anos foi a competência, o talento e a atitude do grupo de continuar fazendo música, sem se preocupar com tendências ou rótulos. 

“Live At Helsinki Ice Hall” resume um pouco da carreira do Amorphis com um repertório que conduz o ouvinte por uma viagem que explora todas as fases do grupo em um show histórico gravado no Helsinki Ice Hall, onde várias bandas como Iron Maiden, Metallica e Deep Purple já tocaram (e os próprios músicos do Amorphis compareceram para assistir nos anos 80), que fica localizado na cidade natal da banda, Helsinque, capital finlandesa. O show foi o último da turnê da banda pela Finlândia, realizado em Dezembro de 2019, onde o grupo celebrou seus 30 anos de carreira, e foi um dos últimos shows do grupo antes do início da pandemia.


Com um repertório de 15 faixas, a apresentação ganhou um belíssimo CD duplo. A captação ficou excelente e o som foi muito bem mixado e masterizado, sem falar, claro, na fantástica performance desses grandiosos músicos. As guitarras de Esa Holopainen e Tomi Koivusaari junto aos teclados de Santeri Kallio proporcionam uma viagem musical que faz qualquer fã da banda sentir falta de uma apresentação ao vivo. Ainda assim, confesso que eu esperava um DVD e senti falta da imagem. 

Apesar de boa parte do repertório conter faixas de “Queen of Time” (álbum mais recente do grupo - afinal, era a turnê de divulgação do disco), o setlist é bem variado e contém músicas que representam muito bem todas as fases da banda. No primeiro disco, vale citar “Heart of the Giant”, “Bad Blood”, “The Four Wise Ones”, “Into Hiding”, “Sampo” e “Daughter of Hate” (encerrando o primeiro CD e a primeira parte do show). Tomi Joutsen consegue expressar muito bem seu poderoso vocal, tanto nas partes limpas quanto nos vocais guturais, sempre cheios de energia. 

Queen of Time Tour 2019 | Foto por Jaakko Manninen Photography

A segunda parte do show é a ‘parte dos clássicos’, os fãs do Amorphis dos anos ‘90 certamente irão gostar. “Against Windows” e “My Kentele” (uma das minhas favoritas) começam o show da melhor forma possível. “Silver Bride”, “House of Sleep” e, claro, “Black Winter Day” são outros grandes destaques. 

Ah! Deve ter sido mágico viver este momento. Sem dúvidas “Live At Helsinki Ice Hall” foi um trabalho digno de comemoração. Recomendo muito! Espero, em breve, poder ver um show do Amorphis no Brasil assim que essa pandemia chegar ao fim. 

Nota: 8,5

"Live At Helsinki Ice Hall" foi lançado no Brasil pela parceria Shinigami Records / Nuclear Blast Records no dia 21 de Maio de 2021 em uma edição limitada em 500 cópias, no formato de um belíssimo Digipack Duplo.

Ouça na íntegra:

Para adquirir "Live At Helsinki Ice Hall" em formato CD (duplo), clique aqui e acesse a loja da Shinigami Records.

Formação:
Tomi Joutsen - vocais
Santeri Kallio - teclado
Tomi Koivusaari - guitarra
Esa Holopainen - guitarra
Jan Rechberger - bateria
Olli-Pekka Laine - baixo

Contato | Banda:
jouni@greybeard.fi

Contato | Shinigami Records:
http://www.shinigamirecords.com.br/
https://www.facebook.com/ShinigamiRecords
https://www.instagram.com/shinigami.records.br/
press@shinigamirecords.com.br


Para saber mais sobre o Amorphis, acesse: 

FACEBOOK | WEBSITE | INSTAGRAM | YOUTUBE | NUCLEAR BLAST


Em busca de amplificar sua presença? ANUNCIE CONOSCO

SHOWS

Imagem 1
Imagem 2
Imagem 3
Imagem 4
Imagem 5
Imagem 6
Imagem 7