RESENHA: Memoriam - To The End (2021) | Metal Garage

Desde sua formação, em 2016, a banda britânica de death metal MEMORIAM vem lançando seus álbuns, um após o outro, de forma consistente. “To The End” é o quarto full-lenght do grupo, lançado em Março de 2021, quebrando a sequência de lançamentos anuais iniciada em 2017 com o debut “For the Fallen”, seguindo por “The Silent Vigil” (2018) e “Requiem for Mankind” (2019).

A banda surgiu como uma homenagem a Martin Kearns, ex- baterista do lendário Bolt Thrower, falecido em 2015. Liderada pelo vocalista Karl Willetts (ex-Bolt Thrower) o Memoriam conta com uma equipe de músicos monstruosos. Se você quer fazer música ‘Old School’, melhor convidar quem entende do assunto, certo? Estamos falando de: Frank Healy (Sacrilege, ex-Benediction, ex-Napalm Death) no baixo, Scott Fairfax (Massacre) na guitarra e o recém chegado Spikey T. Smith (Sacrilege, ex-English Dogs) na bateria, no lugar de Andrew Whale (Darkened, ex-Bolt Thrower) que deixou a banda em 2020.

É certo que a banda surgiu com a intenção de nos lembrar do memorável som do Bolt Thrower, mas as coisas mudam e, naturalmente, a banda vai criando sua própria identidade. Aos poucos, o som do Memoriam foi se aproximando de uma abordagem mais direta e tradicional e este novo disco veio para deixar mais clara essa evolução. “To The End” conta com músicas mais lentas e arrastadas, bem como faixas mais rápidas e agressivas, totalizando nove faixas cativantes e muito bem trabalhadas.

Agora, falando sobre os destaques deste trabalho, “Onwards into Battle” abre o disco com uma breve introdução - ruídos de rádio comunicadores e a passagem de um avião de guerra -, em seguida, claro, vem a explosão: um estrondo de guitarra e bateria, acelerando lentamente até a entrada do poderoso vocal de Karl Willetts - anunciando o início de um dos melhores álbuns de 2021. Com toda certeza, esta faixa cria uma cena de guerra na sua cabeça, e os berros de Karl Willetts são um convite para marchar em direção a batalha. A escolha perfeita para abrir o disco!

Se a faixa de abertura te deixou empolgado, "This War Is Won" vai fazer você querer entrar no 'mosh', é uma das faixas mais rápidas do álbum, carregada de riffs pesados - destaque também para a bateria de Spikey T. Smith. "No Effect" lembra um pouco a faixa de abertura, começa com um suspense arrepiante e de repente… uma explosão e o clima muda totalmente - é uma faixa épica e majestosa, com melodias e partes mais cadenciadas -, os riffs de guitarra, como sempre, são implacáveis e cheios de groove. "Each Step (One Closer to the Grave)" é uma faixa mais lenta e arrastada, possui uma atmosfera densa e obscura, com forte influência do Doom Metal. Neste ponto do disco você já deve perceber que o Memoriam decidiu sair um pouco da 'zona de conforto' e arriscar um pouco mais - mas nada absurdo ou fora de controle, claro.

Outros destaques são a ‘faixa título’ e a cativante “Vacant Stare”, a primeira é sombria e super pesada - as guitarras sempre se destacam. A segunda é sensacional, uma verdadeira obra prima old school, moldada em ataques pesados na quantidade certa de melodia. "Mass Psychosis" e "As My Heart Grows Cold" finalizam este trabalho da melhor forma possível, que indiscutivelmente, é um dos melhores discos da carreira do grupo até então.

Eu realmente gostei muito deste trabalho, foi uma surpresa, mas uma surpresa agradável, que te prende e faz você querer continuar ali - até o fim. Os antigos trabalhos destes guerreiros são, sem dúvida, de grande honra, mas estamos aqui para olhar para o futuro e "To The End" foi um passo importante na evolução contígua deste talentoso grupo.

"To The End" foi lançado pela Reaper Entertainment dia 26 de Março de 2021 e foi produzido por Russ Russell, que também trabalhou em "Requiem for Mankind", além de já ter trabalhado com bandas como: Napalm Death, Machine Head, At the Gates, entre outras. A capa do disco, assim como nos três primeiros, foi assinada pelo artista Dan Seagrave (Suffocation, Benediction, Dismember). 

NOTA: 9,5

01.     Onwards into Battle
02.     This War Is Won
03.     No Effect
04.     Failure to Comply
05.     Each Step (One Closer to the Grave)
06.     To the End
07.     Vacant Stare
08.     Mass Psychosis
09.     As My Heart Grows Cold


Em busca de amplificar sua presença? ANUNCIE CONOSCO

SHOWS

Imagem 2
Imagem 3
Imagem 4
Imagem 5
Imagem 6
Imagem 7