sexta-feira, 26 de fevereiro de 2021

JUGGERNAUT: saiba mais detalhes do novo disco "La Bestia" em entrevista - Metal Garage

Por Jairo Silva

Formada em 2005, pelo guitarrista Célio Jr (ex-Rhestus), na cidade de Blumenau/SC, Juggernaut é uma banda que já havia ganhado a atenção dos 'thrashers' de plantão, após, em 2011, lançar "Zero Ground Conflict" (segundo full-lenght) com uma performance invejável que traz um som rápido, pesado e extremamente técnico.

"La Bestia", lançado em 10 de Janeiro, é o mais novo lançamento do grupo catarinense e  veio para, definitivamente, confirmar a banda como um grande nome do underground nacional. O disco foi lançado em formato digital e já rendeu ao grupo inúmeras resenhas e entrevistas. É um disco mais técnico, com uma qualidade absurda, um trabalho verdadeiramente profissional e bem feito. 

Conversamos com Célio Jr (guitarrista e fundador), Cícero (vocalista) e Alefer (baterista) para saber mais a respeito do novo trabalho.

Confira abaixo como foi o bate papo:

Metal Garage: Olá, amigos, é uma honra recebê-los, bem vindos.
Vamos começar falando do fato de "La Bestia" ser lançado quase 10 anos após seu antecessor, "Ground Zero Conflict". Quais os motivos levaram a banda a demorar tanto para lançar?

Célio Jr: Olá Metal Garage, é um prazer responder esta entrevista. Tivemos duas grandes mudanças de formação além de um direcionamento musical mais exigente. Isso fez com que abandonássemos composições que já estavam criadas para reiniciar tudo novamente.

Cícero: As mudanças de formações e os compromissos pessoais de cada integrante acabaram acarretando na demora do lançamento.
 
Metal Garage: "La Bestia" foi lançado em formato digital, e está disponível nas principais plataformas de streaming, como tem sido trabalhar com essa nova realidade?
Célio Jr: Para nós está sendo uma maravilha, pois se formos comparar com o Ground Zero Conflict lançado a 10 anos, onde não existia essa tendência, as coisas tinham que ser feitas muito mais “manualmente”. Mesmo com assessoria de imprensa, era necessário embalar CD´s, enviar pelo correio, imprimir releases em papel, etc para ter as resenhas publicadas. Hoje vejo em pouco mais de 1 mês do lançamento, nosso álbum sendo resenhado já em diversos países e plataformas.

Cícero: A banda precisa se adequar ao novo “normal”, e as plataformas digitais hoje quer queira ou quer não estão dominando o mercado. A banda tem intenção de lançar a mídia física, porém, precisamos de parceiros para apoiar essa ideia.

Capa do novo álbum "La Bestia" (2021)

Metal Garage: Como está sendo a rotina da banda nesse período de pandemia e eventos online?
Célio Jr:Temos mantido uma rotina de ensaios, até porque precisamos estar bem entrosados com o Fabrício para quando as coisas voltarem ao “normal”.

Cícero: Precisamos nos adequar né? (risos). A falta de um festival, seja para tocar ou prestigiar está grande. O contato com o público, as amizades e tudo mais, fazem muita falta. Mas precisamos ter paciência, logo voltaremos ao normal.

Metal Garage: Ficou claro, em "La Bestia", o amadurecimento e evolução técnica do grupo, que agora vem ganhando destaque no thrash metal nacional. Como funciona o processo de composição do Juggernaut? Desde quando vinham trabalhando no disco?
Cícero: Podemos dizer que esse foi o trabalho mais democrático da banda, no sentido de todos terem liberdade na hora da composição, seja na parte lírica ou musical. Começamos o processo de composição em meados de 2017 mais ou menos. 

Alefer: Geralmente alguém vem com alguns riffs prontos e vamos trabalhando em cima. De minha parte já havia algumas coisas pessoais prontas e que ofereci pra banda, algumas ideias foram aproveitadas, outras modificadas, sempre pra deixar a cara da Juggernaut e fazer com que todos na banda fiquem contentes com o resultado final. As letras vem por último, e muitas vezes acaba alterando um pouco a estrutura das músicas.

Da esquerda para a direita: Alefer (bateria), Célio Jr (guitarra), Cícero (vocais), Fabrício (baixo)

Metal Garage: O álbum marca o retorno de Fabrício Duwe, ex-guitarrista da banda, mas dessa vez como baixista, no lugar de Valda (que ficou mais de uma década na banda). Pode comentar sobre essa mudança na formação?
Célio Jr: Era uma mudança que nós já sabíamos que uma hora ou outra iria ocorrer. O Valda constituiu família, dois filhos e mais outras duas bandas. Ficou complicado conciliar tudo isso. Ele já havia manifestado a vontade de deixar a banda um tempo atrás, acabou ficando, pois não tínhamos substituto na época. Quando o Fabrício manifestou desejo de voltar foi o estopim final pro Valda deixar a banda. 

Cícero: O Valda sempre foi um excelente músico e ainda mantemos o contato. Antes de entrarmos em estúdio o Valda já havia tomado a decisão de sair, mas a gravação tinha que ser dele para fechar com 'chave de ouro' esse tempo que permaneceu conosco. E o Fabrício é e sempre foi parceiro da banda, com isso a adaptação dele está sendo fácil, apesar de estar sofrendo com as linhas de baixo que o Valda deixou (risos).

Metal Garage: "La Bestia" é o terceiro full-lenght do grupo, e também foi lançado de forma independente. É uma decisão da banda ou estão procurando parcerias com gravadoras / selos?
Célio Jr: De forma física só lançaremos através de selo. Digitalmente já tínhamos intenção de lançar independente até pelas questões burocráticas para monetização nas plataformas digitais. Acredito que logo o álbum deve ser lançado em formato digipack, talvez com um encarte mais enxuto para ‘baratear’. Estamos procurando interessados e já temos algumas coisas em andamento. 

Da esqueda para a direita: Cícero, Célio Jr, Alefer e o ex-baixista Valda (que gravou as linhas de baixo do disco)

Metal Garage: A faixa título já é um clássico do disco. Não só pela qualidade técnica apresentada como o destaque da letra que alterna entre o português e o espanhol. Como surgiu a ideia? Pretendem gravar mais faixas assim nos próximos lançamentos?
Célio Jr:A idéia de mesclar português e espanhol veio para fazer uma espécie de homenagem aos nosso irmãos latinos, que lutam e tentam uma vida melhor todos dias. A ideia surgiu de um documentário que assisti sobre “A besta”, o trem da morte que cruza o México levando imigrantes de toda América Latina para tentar uma vida melhor nos Estados Unidos.

Alefer: Eu curto bastante metal em português, sou a favor de mais músicas assim. Todos na banda já estavam com essa ideia há algum tempo, pois seria algo diferente pra uma banda que sempre cantou em inglês. Fiquei até impressionado que justamente essa virou uma faixa de destaque, muito feliz que o pessoal curtiu um som no nosso próprio idioma.


"La Bestia' foi uma inspiração que se intensificou após eu assistir um imersivo documentário e realizar uma ampla pesquisa do tema, que trata do enorme sofrimento físico e mental dos imigrantes latinos que tentam entrar ilegalmente nos Estados Unidos. Viajando sobre os vagões de um trem, uma verdadeira Besta, que mata, mutila seus corpos e devora suas almas. A banda sempre teve o desejo de escrever uma letra em português, então surgiu a inspiração: 'por que não fazer uma letra com refrão forte em espanhol para homenagear nossos irmãos latinos?' Foi daí que surgiu tudo." - descreveu Célio Jr em uma publicação no Facebook da banda.

Metal Garage: Para fechar o disco, temos a faixa "We Built This City", cover do Starship, como  surgiu a ideia para gravar essa faixa?
Célio Jr: A gente sempre teve a ideia de fazer um cover de alguma banda pop/rock dos anos 80. Todos os membros da banda sempre curtiram muito essas músicas, nunca negamos isso a ninguém. O Starship veio para sair do óbvio, apesar de ser uma banda muito conhecida, ninguém pensaria em fazer uma versão metal deles.
 
Metal Garage: Após o lançamento de "Ground Zero Conflict", em 2011, a banda conseguiu uma turnê pela América do Sul. Apesar desta pandemia global, quais os planos do Juggernaut para 2021?
Célio Jr: Que a vida possa seguir na normalidade. Acho que é o desejo de cada pessoa nesse planeta. Teríamos provavelmente uma agenda bem interessante esse ano se não fosse a pandemia. Mas temos que seguir em frente e imaginar o que virá. Eu penso que, quando os shows voltarem, talvez tenhamos um público muito maior. Muita gente que não valorizava os eventos underground estão sentindo falta disso. É aquela máxima, muitas vezes só aprendemos a dar valor aquilo que não temos ou perdemos.

Cícero: O plano para 2021 é que essa pandemia acabe, quando ela acabar pretendemos voltar a fazer shows pra mostrar como ficou esse CD ao vivo.
 
MG: Bom, amigos, gostaria de agradecer por nos conceder esta entrevista. Deixem aqui um recado para os fãs da banda.
Célio Jr: Eu é que agradeço! Vocês é que fazem a cena underground se manter viva e acesa mesmo nessa época de pandemia. Aos fãs, mais um pouco de paciência, cuidem da saúde, cuidem das pessoas próximas. Logo vamos mostrar uma nova Juggernaut de uma forma que ninguém jamais viu. Um abraço. Vida longa!

Cícero: Agradecemos seu espaço para o pessoal conhecer um pouco mais de nosso trabalho. Acompanhem a Juggernaut nas mídias sociais e fiquem por dentro das novidades, temos muita coisa boa vindo ainda esse ano!

Foto retirada do site oficial da banda: http://www.juggernaut.com.br

Juggernaut é formada por:
Cícero - Vocais
Célio Jr - Guitarra
Fabrício - Baixo
Alefer - Bateria

Contato: juggernautthrashmetal@gmail.com
Resenhas e entrevistas: contato@sanguefrioproducoes.com

Para saber mais sobre a banda acesse:
Site: http://www.juggernaut.com.br
Facebook: https://www.facebook.com/JuggernautThrash
Instagram: https://www.instagram.com/juggernautthrash
YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCZddjIEiJHPdH4vDimNJiWw

Ouça "La Bestia" e outros trabalhos do grupo nas plataformas digitais:
Spotify: https://open.spotify.com/artist/5qHLzgOL53VoWprZYW9vkt
Deezer: https://deezer.page.link/E9YsUsPsPaiL31nN9
Itunes: https://music.apple.com/br/album/la-bestia/1544895169
Amazon Music: https://music.amazon.com.br/albums/B08QMTS67Z

Fotos retiradas do do site oficial da banda, página do Facebook e do site Sangue Frio Produções.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens Populares: