RESENHA: Crossplane - Class Of Hellhound High (2013) | Metal Garage


(click here to view in english)

"We are Crossplane and we play Rock N' Roll" 

Crossplane tem uma veia própria, identidade, estilo e atitude. Atitude Rock 'N' Roll! P.S.: E também uma pitada Motörhead. 

Crossplane é uma banda alemã, de Essen, formada em 2009. A sonoridade do grupo se estendem do street rock, ao punk e metal. A gangue é composta por Marcel Mönnig (guitarra/voz), Alexander Stormer (guitarra), Andrew Barrett (baixo) e Mark Bridgeman (bateria); os caras têm três álbuns na discografia de estúdio, além de já terem feito turnês ao lado de grandes nomes como Black Label Society, Chrome Division e Sodom — inclusive membros de algumas dessas bandas participam do álbum que aqui trataremos. 

Iniciando seus trabalhos de estúdio, em 2012 temos o lançamento de High Speed Operation, EP que rendeu elogios em várias revistas, incluindo Rock Hard. Em 2013 a banda lança seu primeiro full-lenght, o poderoso Class Of Hellhound High.

O primeiro ponto a ser notado logo de cara é a belíssima capa que acompanha o disco. Pra mim, capas de álbuns de heavy metal são tão essenciais quanto a própria música. Não dá! Sem imagem, o som é "vazio". E os caras do Crossplane souberam escolher, pois o trabalho da arte gráfica expressa muito da identidade das 13 faixas que compõem Class Of Hellhound High

Inserido o disco na gaveta, após apertado o player... Crossplane mete o pé na porta, tendo uma espiritualidade Motörhead como companhia. Os altos-falantes rugem com Bring the Fire. Como um soco no estômago, toda a barulheira e caos, que saem dos amplificadores nos shows ao vivo, foram inseridas nesta pequena caixa explosiva. Faixas como Killing Machine, com os amplificadores do baixo no último volume —coisa do Tio Lemmy—, nos fazem pular da poltrona, empunhar nossa air guitar e banguear. É uma espécie de street rock, com fragmentos do punk e metal. 

Take It or Leave It expira rebeldia. Hellride é dura e crua, os vocais são firmemente inseridos, com destaque também para a bateria. Como dizem "a primeira impressão é a que fica", pois bem, a quinta faixa poderia ser a introdução, pois funciona muito bem. Outro destaque é Dirty Woman, uma faixa... não, vou poupar elogios, senão irão dizer que estou bajulando os alemães (risos). 

Em Rollin temos Tom Angelripper (Sodom) e Christof Leim (ex-Sinner, The New Black) dividindo os vocais. O resultado dessa parceria é uma música pesada, cativante... totalmente old school.
Outra faixa que merece ser mencionada é I Will Be King, onde tem Shagrath (Dimmu Borgir/Chrome Division) e Marc Grewe (ex-Morgoth/Insidious Disease) —o que resultou em uma parceria duradoura, levando o Crossplane a fazer excursões com as bandas de Shagrath. 

Com uma música simples, letras básicas e sem muitas inovações na parte instrumental, a gangue alemã acertou a mão e conseguiu exprimir faixas cheias de energia e agressividade, como se fossem executadas em shows ao vivo. No geral, Class Of Hellhound High é um álbum divertido, verdadeiro e desafiante. Apresenta uma banda entrosada, barulhenta e com espírito Rock N' Roll. Aliás, o lema da banda é "We say rock’n’roll is our religion".

Uma vez li em um livro biográfico de um industrial germânico, o qual dizia que o aço alemão era de excelente qualidade... Acho que isso também se reflete na música pesada.

Nota: 9.0

Class Of Hellhound High foi lançado oficialmente em 29 de novembro 2013, e agora em 2021 saiu na versão nacional, via Shinigami Records

Lista de faixas:


Line-up:
Marcel ‚Celli’ Mönnig – Vocals / Guitar
Alexander ‚Alex’ Störmer / Guitar
Andrew Barrett – Bass Guitar
Mark ‚Bridgeman’ Brückmann – Drums 

Contato:
http://crossplane.de/ (site oficial)
anja@marblestone.de

Em busca de amplificar sua presença? ANUNCIE CONOSCO

SHOWS

Imagem 1
Imagem 2
Imagem 3
Imagem 4
Imagem 5
Imagem 6
Imagem 7