RESENHA: Trollfjell - Tales from the North (2020) | Metal Garage

O ano de 2020 foi o início da incerteza e do medo, como todos sabem. Porém, além de todos os ocorridos que vem abalando o final da segunda década, e o início da terceira, do século XXI, há também o surgimento, e lançamento, de grandes bandas e álbuns. E, pensando nesses belíssimos trabalhos que se encontram no latente do metal extremo underground, que resolvi voltar ao ano de 2020 e catalogar alguns lançamentos que passaram despercebidos —até mesmo diante dos olhos dos mais atentos headbangers.

Pra hoje, iniciando essa nova seção, a escolhida foi Trollfjell. A horda, proveniente da República Tcheca (europa central), vem executando um Pagan Black Metal, com temáticas sobre paganismo, norte e contos místicos, que não perde em nada para o escandinavo.

Provavelmente, formada em 2020 —a dúvida se faz, por falta de informações sobre membros e biografia—, Trollfjell já conta com três lançamentos na discografia: "Creatures of the North" EP (2020); "Tales from the North" (2020); e "Svojanov"    EP (2021). E, é sobre o full-lenght "Tales from the North", que iremos conversar...

Lançado em 2020, o disco tem um bela arte como capa, na qual podemos ter um vislumbre sobre o que, possivelmente, encontraremos quando pararmos para ouvir o disco: um jovem-rapaz armado com um machado, fazendo cerco a uma criatura sobrenatural, que tenta se esconder por trás de uma árvore... tendo como cenário um descampado no meio de uma floresta.

Esse foi o contato visual, agora passemos ao audível.

"Trollskog" é a faixa de abertura: logo após a pequena introdução, passemos a ataques de riffs cheios de variações e viradas, carregados de energia e sonoridade. O vocal, mesmo não sendo limpo, faz com que cada estrofe seja audível e clara; logo depois, passamos para "The Nokk", algo que, por algum motivo, me trouxe o Mayhem a mente. Rispidez é o que define o segundo ato...; "O smutném trollovi" inicia com instrumental, é a faixa que tira o pé do acelerador e nos faz refletir; "Grum and Helga" soa como se estivesse nos preparando para o combate. Com a atmosfera criada pelos riffs de guitarra e o vocal limpo, é uma das faixas que mais se destaca no álbum todo; Além dessas já citadas, ainda temos "Huldra", "Creatures of the North", "O smutném trollovi", e as duas faixas bônus "The Offering" e bela e poderosa "The Mist", que encerram o disco com grandiosidade.

"Tales from the North" teve uma excelente produção. Os mais de 45m são o suficiente para percebermos que se Trollfjell continuar nessa mesma linha, ainda teremos ótimos resultados. Limpo, rápido, sujo, ríspido, nórdico, slavo... Um prato cheio para qualquer amante de pagan black metal.

Creatures of the North (EP - 2020)

Svojanov (EP - 2021)


Nota: 8,5

Discografia de estúdio:
Creatures of the North EP - 2020
Tales from the North - 2020
Svojanov    EP - 2021


Em busca de amplificar sua presença? ANUNCIE CONOSCO

SHOWS

Imagem 1
Imagem 2
Imagem 3
Imagem 4
Imagem 5
Imagem 6
Imagem 7