REQUIEM'S SATHANA: Entrevista | Black Metal com experimentalismo. Conheça mais sobre este novo projeto | Metal Garage

"...Não existe palavra revelada por nenhum deus ou ser superior. Ao ser o senhor de ti mesmo, pode acontecer que você esteja sozinho no meio de um oceano profundo e misterioso. Mas apesar do medo e pavor que isso possa causar, será justamente esta experiência que te elevará."


O projeto Requiem’s Sathana foi pensado desde o ano de 2010, mas teve o início de suas atividades no ano de 2017 na cidade gaúcha de Novo Hamburgo/RS. Idealizado por Rex Mendax, baixista, compositor e letrista, sua proposta vem a ser um projeto de metal extremo, baseado principalmente no Black Metal. Entretanto, é também um projeto que procura o experimentalismo, por isso suas incursões no metal mais tradicional, no Death Metal, no Doom e no Progressivo. Liricamente, suas letras versam principalmente sobre misticismo, sexo, niilismo e ocultismo.
 
O projeto conta com Rex Mendax no baixo, Rex Gutture nos vocais e Rex Inferii nas guitarras.
 
A banda lançou recentemente o EP "Requiem's Sathana" e faz uma demonstração de alta qualidade de brutalidade musical aliada à técnica e melodia. O Requiem's Sathana entrega aqui um Black Metal com com vocais sujos, com influências claras também de Death Metal, além de elementos que variam desde o Progressivo ao Brutal Death. Vale muito a pena conferir.

Falamos com Rex Mendax para saber mais a respeito do projeto, da gravação do novo disco e os próximos passos do grupo.

Confira:

 
Metal Garage: Saudações Rex Mendax! Bem vindo.
Bom, todos os integrantes da banda são ex-membros do antigo Empire of Darkness. Você considera o Requiem's Sathana uma continuação do trabalho iniciado com a antiga banda?

Saudações a todos! Uma grande satisfação falar com vocês! Não, não é uma continuação da Empire of Darkness. Apesar de ter sido um grande momento na vida de todos os antigos membros dessa banda, a mesma ficou no passado. Foi uma banda em que aprendemos muito, nos divertimos muito e também nos estressamos muito. Acontece apenas que o Felipe, o Fabiano e eu ao longo dos anos sempre estivemos envolvidos em projetos mútuos. Então acho que, sempre que pensamos em montar algo novo, pensamos em convidar um ao outro para tocar. Isso tem uma grande vantagem no sentido de que nos conhecemos há muitos anos, então facilita pelo fato de já sabermos o que esperar um do outro. Os gostos são parecidos, temos pensamentos similares e o principal: somos bons amigos.

A Requiem's Sathana lançou em Abril de 2020 o EP homônimo, primeiro registro da banda até então. Como tem sido a repercussão do disco?
Surpreendentemente boa. Mesmo sabendo que a cena do metal extremo é muito conservadora, e dos riscos que correríamos por fazer um som um pouco mais experimental, me mantive fiel às minhas ideias e convicções. Os outros caras concordaram com meu pensamento e assim fizemos. No final deu certo, levando em consideração os comentários e as resenhas positivas. Apenas digamos que poderia ter sido um pouco melhor em termos de divulgação se não tivesse acontecido esta pandemia, uma vez que todos os shows foram cancelados. 

Lyric video da faixa "Requiem's Sathana"

A banda tem o Black Metal como base, porém há também elementos de Death e Doom Metal. Pode nos contar um pouco sobre a ideia inicial da banda e suas principais influências?
No início do projeto, mesmo tendo já em mente que haveria alguns experimentos, o som era puro black metal. Se você escutar as músicas na fase demo provavelmente não as reconheceria mais. Eram extremamente brutais e rápidas (nem sabíamos se aquilo poderia ser tocado ao vivo um dia). Aconteceu de que, quando iniciamos os preparativos para gravar as pré, vi que muitas músicas poderiam ter uma abordagem diferente, mas assumo que não sabia como colocar a ideia em prática naquele formato. Mas daí entrou em cena o espírito criativo do Felipe. Como ele que cuida dos arranjos, expliquei que gostaria que tivesse algumas passagens mais Death e Doom nas músicas. Até porque em relação aos vocais eu também já havia falado ao Fabiano que gostaria duma mescla entre o vocal mais Black e o Death. Para ambos foi fácil, uma vez que eles são membros da Bloodwork e da Dying Breed, mais voltados a este estilo. No fim das contas, o resultado é este que se pode escutar no disco. O trabalho do Felipe e do Fabiano foram fabulosos! E nossas influências são várias, indo desde o progressivo até o mais Brutal Death.

A bateria do EP foi gravada por Daniel Vilanova (ex-DyingBreed), mas a banda ainda não possui um baterista definitivo. Estão procurando alguém para preencher o cargo atualmente?
Não, não estamos. O projeto somos nós três somente. Provavelmente sempre estaremos procurando um baterista pra gravar ou eventualmente tocar ao vivo. E claro que terá que ser alguém do nível do Daniel, pois o cara é um monstro nas baquetas. Eu o conhecia apenas dos trabalhos com a Dying Breed, mas quando o vi tocando no estúdio, pensei: puta merda, agora eu entendo porque o Felipe fala tão bem dele!

Capa de Requiem´s Sathana (EP - 2020)

As letras da banda versam principalmente sobre o misticismo, niilismo e ocultismo. De onde surgem as influências para o conteúdo lírico das músicas?
Acho que nem tenho como citar uma ou algumas influências em específico. Sou colecionador de livros antigos e sou formado em história. Então estou sempre com um livro na mão. Estou sempre lendo. Acho que tudo me influencia. Agora, a forma como essas informações absorvidas se transformam em letras para as músicas é devido ao meu temperamento mesmo. Sou muito pessimista, irônico e sarcástico. Sempre fui odiado desde o tempo da escola por causa disso. Quando as coisas me cansam eu piso nelas, e isso muitas vezes ofende. A música "Now It’s War" é um exemplo do que quero dizer. Apesar da abordagem anticristã, ela tem um sentido muito mais profundo, no sentido da busca frustrada e vã por conhecimento ou sabedoria. Nada mais apropriado nestes tempos estranhos de ideias e tendências estranhas!

O EP contém muitos destaques, entre eles temos a faixa “Perfect Silence” que, inclusive, ganhou Lyric Video. Pode nos falar mais a respeito da letra e da mensagem que deseja passar aos ouvintes?
É basicamente o que falei antes. Eu já estava com o saco tão cheio de escutar papo furado sobre religião que resolvi mandar todo mundo tomar naquele lugar, mas de uma forma poética. Eu praticamente estou implorando que me deixem em paz, que me deixem no meu cantinho, no meu silêncio perfeito. Talvez a mensagem (se é que possa haver alguma mensagem ali) seja de que cada um faz o seu destino. Não existe palavra revelada por nenhum deus ou ser superior. Ao ser o senhor de ti mesmo, pode acontecer que você esteja sozinho no meio de um oceano profundo e misterioso. Mas apesar do medo e pavor que isso possa causar, será justamente esta experiência que te elevará.


Lyric video
oficial da faixa "Perfect Silence
"

Sobre o processo de composição das músicas, pode nos falar como funciona?
Eu que componho as músicas e as letras. Assim que a parte instrumental está pronta, fazemos uma primeira 'pré-básica' simples com pelo menos duas linhas de guitarras, baixo e bateria. Assim já podemos ter uma ideia de como será a forma da música. Na sequência faço um 'pré-encaixe' das letras. Depois disso tudo o Felipe inicia os arranjos. Essa é parte mais demorada, pois a partir desse momento que começamos a dar a forma final à música. Ficando bom, seguimos adiante até a finalização. No final nos reunimos com o Fabiano para fazer os ajustes dos vocais. Depois é só se reunir com o produtor do estúdio, definir os timbres e as datas e iniciar as gravações. O Felipe também está contribuindo com composições dele.

Quais os planos da banda para 2021? Estão planejando gravar material novo, talvez um videoclipe?
Este ano de 2021 ainda é uma incógnita. Não se sabe muito que esperar dele devido a esta pandemia de bosta. O que é certo apenas é que já iniciamos as gravações da demo do próximo disco. A princípio são cinco composições minhas e acredito que o Felipe deve ter mais umas três até o momento. Mas disco novo mesmo talvez somente ano que vem.

Rex, obrigado pela participação. Deixe aqui suas considerações finais.
Antes de tudo, muito obrigado por este precioso espaço que honra o metal! E quem quiser conhecer e apoiar nosso projeto Requiem’s Sathana pode conferir nas plataformas de streaming, no Youtube e no Facebook. Abraço a todos!

Formação:

Rex Mendax - Baixo
Rex Gutture - Vocals
Rex Inferii - Guitarra

Saiba mais sobre a banda em:

Facebook: https://www.facebook.com/requiemssathana
YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCf9wucUPHLe9OfXHQdlgI8w
Spotify: https://open.spotify.com/artist/5hkVMEE0Aib5A0PRZnUkjy?si=pk6oJ9UvStykb7TdtHakFg
Bandcamp: https://cianeto.bandcamp.com/album/c168-requiems-sathana

Para resenhas e entrevistas, solicite o Press Kit no e-mail da Caos Extremo - Assessoria de Imprensa: caosextremoprod@gmail.com