Jon Zazula (Nova York, 16 de março de 1952, EUA), caso você seja fã do Metallica, ou um maníaco pela história da música pesada, então provavelmente já deve ter ouvido ou lido esse nome em algum lugar. Jonny Z, como ficou mundialmente conhecido, foi o co-fundador da gravadora Megaforce Records, e o responsável por colocar o Metallica nos trilhos para o sucesso.
Jonny e sua esposa Marsha, os Zazula's como eram conhecidos, fundaram em 1982 a Megaforce Records, gravadora independente responsável pelo lançamento dos dois primeiros álbuns do Metallica (Kill 'Em All e Ride the Lightning), também foram responsáveis por promover grandes nomes da música pesada, como Venom, Anthrax, Manowar, dentre outros.
Antes de começar a viver de música, Jonny tentou uma carreira em Wall Street, a empreitada acabou não dando muito certo, então os Zazula's abriram a Rock'n Roll Heaven, loja localizada no mercado da pulga de Nova Jersey, um verdadeiro santuário para os headbangers daquele reduto — e onde um franzino dinamarquês metido a besta exerceu absoluto controle sobre o sistema de som.
Foi justamente no mercado da pulga que Jonny ouviu falar sobre o Metallica, por meio de uma cópia do primeiro registro do grupo (sim, aquele que tem o solo gravado pelo guitarrista original do Metallica, um cara do reggae), apresentada a ele por um amigo. Após uma ligação para o único número presente na capa da demo, os Zazula's se tornaram os "tutores" de uma gangue de arruaceiros beberrões — que posteriormente a história os tacharia como os primeiros do Thrash Metal e como uma das maiores bandas de heavy metal do mundo.
A história de Jonny Z não se limita apenas ao Metallica ou a cena nova-iorquina headbanger. Sua contribuição para com a música pesada, desde fã até se firmar como grande magnata da indústria fonográfica, é enorme. Sua vida se resume a paixão pela música heavy metal, trabalho e família. Sua história, feitos e contribuições podem ser conferidas em sua autobiografia Heavy Tales.
A morte do executivo foi confirmada por sua filha Rikki Zazula, por meio de uma nota publicada no Facebook.