Após o grande sucesso alcançado com as demos “Act of Revenge” e “Necrobiome”, além do split com a banda Coffin Rot, já era de se esperar que o álbum de estreia dos norte-americanos do MOLDER fosse um verdadeiro triunfo dentro do underground. E assim aconteceu! Carregando o título de “Vanished Cadavers”, o álbum desperta um death metal robusto, com riffs empolgantes e composições muito bem estruturadas, na linha de bandas como Asphyx, Obituary e Autopsy.
Embora “Vanished Cadavers” contenha muito material de demos e splits lançados anteriormente, a regravação e masterização das músicas realmente fez tudo soar como novo. O vocal também ganhou uma nova ‘cara’, agora notoriamente mais nítido e um pouco mais grave, com um direcionamento voltado para o death metal tradicional, abandonando os rosnados agudos e bruscos de outrora - em alguns momentos, confesso que me lembrou muito o vocal do Obituary. O instrumental se manteve no eixo, claro, mas a produção fez um trabalho impecável, tudo foi extremamente refinado, evidenciando a qualidade na composição de cada faixa. O resultado final é surpreendentemente satisfatório para qualquer fanático pelo bom e velho metal dos anos ‘90.
Outro grande destaque é a faixa título, com riffs empolgantes e - em alguns momentos - intercalados com bases mais cadenciadas. Ressalto atenção para o baixo firme e pulsante de Dominic Vaia, que inclusive faz um pequeno trecho solo que prepara o ouvinte para o que vem na sequência - não ‘banguear’ nessa música é impossível! Todos os temas possuem curta duração, pouco mais de três minutos em cada faixa é suficiente para deixar o disco atraente sem ficar enjoativo. Uma coisa incrível é como uma faixa aparentemente ‘básica’ consegue ser tão completa, parece ‘doidera’, mas após ouvir “Act of Revenge” você certamente vai entender. Essa faixa também conta com duas participações: Chris Monroy (Skeletal Remains) no solo de guitarra e Mike Perun (Cianide) no Vocal. Dentre outros destaques posso citar “Necrobiome” e ”Incipient Disease” - esta última já é uma das minhas favoritas; e ainda tem a participação de Tom Knizner (Cardiac Arrest) no solo de guitarra. Por fim, o disco encerra com um cover da música “Serenade in Lead” do Asphyx.
É ótimo ver uma galera mais jovem tocando death metal old school em uma década onde a ‘mesmice melódica’ parece ser a única coisa a encantar os “metalheads”. “Vanished Cadavers” certamente superou as expectativas. Um disco que consegue se destacar com uma abordagem simples e despojada. Cada batida de bateria, cada arranjo, solos e berros soam exatamente como deveriam soar. Aqui o ouvinte encontra tudo que um bom registro de death metal deve conter. Se você é fã do gênero, então a compra deste disco é indiscutível.
NOTA: 9,0
O disco foi lançado oficialmente no dia 30 de Março de 2020 em uma parceria com vários selos e ganhou outras versões posteriormente, incluindo Vinil 12" e Fita Cassete. Esta resenha é fruto de uma parceria entre a Metal Garage e a Cianeto Discos, que lançou o disco no Brasil no dia 6 de Novembro de 2020 nos formatos CD e Digital.
Ouça "Vanished Cadavers" no link abaixo:
Para comprar "Vanished Cadavers" em formado CD ou Digital, acesso site da Cianeto Discos nos links abaixo:
CD: https://cianetodiscos.com.br/produtos/molder-vanished-cadavers-cd
Digital: https://cianeto.bandcamp.com/album/vanished-cadavers
Molder é formado por:
Aaren Pantke - vocal, guitarra
Dominic Vaia - baixo
Kyle Pooley - bateria
Discografia:
...an Act of Revenge (Live at Cobra Lounge) (Single - 2018)
Live at Cobra Lounge (Live album - 2018)
An Act of Revenge (Demo - 2018)
Rehearsal 04/07/18 - Demo - 2018)
Coffin Rot / Molder (Split - 2018)
Necrobiome (Demo - 2019)
Dead in Salem (Live album - 2019)
Live in St. Louis 6/25/2019 (Live album - 2019)
Vanished Cadavers (Full-length - 2020)
Live in Chicago 10/23/2019 (Split - 2020)
Links relacionados:
https://www.facebook.com/MolderIL
https://molderil.bandcamp.com
https://www.instagram.com/molder_official/
https://cianeto.bandcamp.com/album/vanished-cadavers