RESENHA: Dead Sun - Waterlands (2020) | Metal Garage

(click here to view in english)

Dead Sun é um projeto death metal do grande Rogga Johansson (Bloodgut, Massacre... Paganizer). A banda foi formado oficialmente em 1996. Waterlands é o quinto álbum do grupo, lançado oficialmente em 2020.

Rogga Johansson é um dos nomes mais conhecidos no meio death metal underground, isso se deve, é claro, a infinidade de projetos que o multi-instrumentista já se envolveu e desenvolveu; o cara literalmente respira e vive Metal.

Durante tantos anos se dedicando a um dos gêneros mais importantes do mundo todo, Johansson conquistou sucesso significativo com nomes como Paganizer, Bloodgut e Dead Sun —e é sobre este último que iremos nos debruçar.

Dead Sun é uma banda peculiar, porém com algumas referências (involuntárias?) aqui e ali —algo como os últimos do Amon Amarth, por exemplo.
Em parceria com o selo nacional Cianeto Discos —o metal underground tem que tomar nota a respeito do grande incentivo e investimento que a sulista está promovendo, tanto com o metal nacional, quanto com o estrangeiro; então fica aqui registrado o reconhecimento deste que escreve—, foi lançado o quinto full-lenght dos suecos, Waterlands (2020), tanto na versão digital quanto no formato físico em CD.


Waterlands apresenta uma belíssima capa, a qual a primeira vista lembra uma banda de black metal melodic/atmospheric. Mas não se engane, o som é um death metal carregado de feeling e riffs pitorescos. O vocal é marcante, e o instrumental apresenta uma linha tênue entre o old school e o neo; o que resulta em um som expressivo e rápido, pesado e atmosférico, cadenciado e natural.

Se tratando das guitarra, eu só tenho louvores a oferecer; não decepciona, mas em certos momentos as doses foram arriscadas demais.

"Wielding Plague" tem riffs que lembram um som mais rock de garagem do que uma banda de death metal propriamente dita. O vocal é inegavelmente excelente, porém com os mesmos riffs do início ao fim, fazem com a que a primeira faixa se torne enjoativa —pra não dizer outra coisa; "They Fly with Names" deveria ser a faixa de abertura. Riffs marcantes, faz lembrar os mais recentes lançamentos do Amon Amarth. O vocal não deixa a desejar, e aqui inicia a trilha para se conhecer a essência do Dead Sun; "When the Forest Reclaims" inicia com uma intro bem peculiar, no qual as linhas são tocadas e, junto com alguns efeitos, ficam reverberando até a nota seguinte entrar... A atmosfera criada pelos riffs de guitarras são belíssimos, a bateria ressoar de maneira majestosa e equilibrada, criando assim o corpo para o vocal se acentuar e atingir um certo grau de elevação e destaque. Mas, antes de o efeito inebriante chegar ao fim, de maneira não abrupta, é interrompido por uma espécie de som indigna de nomeação —o brilhantismo é quebrado e só resta pularmos para a faixa seguinte; as quais não apresentam certos destaques, porém se assemelham e se elevam junto as outras em determinados momentos. 


Quando se trata de death metal sueco, é esperado algo de elevada excelência e qualidade; O país escandinavo só registrou seu nome na cena metal mundial graças as grandes bandas e hordas que nasceram e floresceram na terra viking. Dead Sun pode ser mais um projeto paralelo de Johansson, porém o músico mostra que basta alguns músicos e equipamento, que ele está pronto para mandar ver e criar um novo material da noite pro dia —isso se provou com o sucessor de Waterlands, lançado agora em 2021.

Por viver e respirar death metal, o nome Rogga não sairá facilmente dos sites e zines Suécia afora, então Hail!

Nota: 8,0.

Waterlands foi lançado oficialmente em 28 de outubro de 2020, via Cianeto Discos.

Line-up Dead Sun:
Rogga Johansson (baixo, guitarra, teclado e vocal)
Jon Rudin (bateria)

Tracklist:

01.     Wielding Plague  
02.     They Fly with Names
03.     When the Forest Reclaims 
04.     Waterlands 
05.     Nightskies  
06.     Winds of Mars  
07.     Beast to Man    
08.     Footsteps in Cydonia   

 

Saiba mais sobre o Dead Sun em:

FACEBOOK | BANDCAMP | METAL ARCHIVES

Em busca de amplificar sua presença? ANUNCIE CONOSCO

SHOWS

Imagem 2
Imagem 3
Imagem 4
Imagem 5
Imagem 6
Imagem 7