RESENHA: Inferno Nuclear - Diante de Um Holocausto (2021) | Metal Garage

É um prazer enorme encontrar em meio a infinidade de bandas atuais, grupos que ainda mantêm a garra do metal oitentista e a fúria do thrash metal da velha escola em suas composições. Apesar de “Diante de um Holacausto” ser o seu primeiro full-lenght, o INFERNO NUCLEAR tem mais de 15 anos de estrada e já fez várias apresentações Brasil afora, algumas ao lado de grandes nomes do metal nacional e mundial, como: Violator, Onslaught, Hirax, Skull First e Master.

“Diante de um Holocausto” é o início de uma nova era para o Inferno Nuclear e, provavelmente, será um divisor de águas na carreira do grupo nortista. Este lançamento nos brinda com a essência do metal oitentista, é um prato cheio para qualquer headbanger amante do thrash metal da bay area. Riffs velozes e solos empolgantes, combinados com a pancadaria desenfreada da bateria e linhas de baixo evidentes criam o clima perfeito para os gritos de guerra de Wellington Freitas. E se isso não bastasse, todas as músicas são cantadas em português. 

Os fãs de longa data podem reconhecer algumas músicas pelo nome, como a faixa de abertura “Evitamos a Vida, Provocamos a Morte” - lançada no Split de 2009 com o Disgrace And Terror -, mas garanto a vocês que a experiência é outra. E se você gostar do que viu nessa faixa, provavelmente vai ficar preso aqui até o fim do disco. "Anjos da Guerra" e "Soldados do Mal" também são essenciais e dão uma boa ideia da proposta do grupo paraense. As guitarras das primeiras músicas me lembram muito o Sodom, incrementadas com uma pequena dose de Slayer (época do 'Show no Mercy'). Talvez a comparação se aplique também ao instrumental no geral (ou eu devo estar maluco!?). O grande diferencial está nos vocais, às vezes quase cantados e nos gritos de fundo (couro). 

"Alienação", "Vítimas" e "Anarquia" mantém a mesma pegada das anteriores. Eu já fico imaginando a quebradeira no mosh a cada uma das faixas desse disco, é realmente para bater cabeça do início ao fim. A música “Anarquia” conta com a participação de Jayme Katarro (Delinquentes) nos vocais. As letras abordam principalmente as desigualdades sociais, guerras nucleares, desastres ambientais e a eterna angústia do capitalismo. Mais do mesmo? Talvez, mas a proposta do thrash metal sempre foi essa, então sempre acaba funcionando muito bem. 


"Contra-Ataque" me soou familiar desde o início, fiquei sem entender no começo, mas depois percebi que na verdade a banda reinventou a faixa "Nuclear Command" - lançada em 2009 - com uma nova letra (a original é em inglês) e caramba, ficou incrível. "Unidos Pelo Underground" já é o hino da banda e a 'queridinha' dos fãs, e não há muito o que discutir sobre isso, afinal é uma música fantástica e a saideira perfeita para esse ótimo trabalho. Além de um belíssimo solo de guitarra do grande Vinicius Carvalho (Agent Steel, Disgrace And Terror), “Unidos Pelo Underground” também conta com um couro vocal emocionante feito por vários headbangers da cena underground paraense. 

As dificuldades podem ser muitas até uma banda finalmente conseguir o seu espaço no underground brasileiro. O Inferno Nuclear teve garra e paciência. Agora que estão com tudo engatilhado, espero que estes ‘soldados do mal’ continuem firmes clamando o metal, e tenho certeza que os verdadeiros thrashers os seguirão. Ou como a própria letra de "Soldados do Mal" diz: “Não interessa quantas guerras teremos que combater, a nossa missão na terra é destruir o FALSO METAL”.

“Diante de um Holocausto” será lançado oficialmente no dia 25 de Junho pelos selos Distro Rock Records, Metal Island Records, Bigorna Records e True Metal Records em formato CD e nas plataformas de streaming. 

NOTA: 8,0

Lista de faixas:

01 Evitamos a Vida, Provocamos a Morte
02 Anjos da Guerra
03 Soldados do Mal
04 Alienação
05 Vítimas
06 Anarquia
07 Contra-Ataque
08 Unidos pelo Underground

Adquira "Diante de um Holocausto" em CD no site oficial da banda.

Formação atual:
Wellington Freitas - Vocal
Alexandre Durães - Guitarra
Lendl Oliveira - Baixo
Jorge Raposo - Bateria

Para saber mais sobre a banda acesse:
Website: http://infernonuclear.iluria.com/
Facebook: https://www.facebook.com/infernonuclear/
YouTube: https://www.youtube.com/infernonuclear
Instagram: https://www.instagram.com/infernonuclear/

Contato: infernonuclear@gmail.com

 

Em busca de amplificar sua presença? ANUNCIE CONOSCO

SHOWS

Imagem 2
Imagem 3
Imagem 4
Imagem 5
Imagem 6
Imagem 7