Um dos maiores nomes do metal nacional, a banda Claustrofobia, lançou recentemente o single "Riff Cult" em todas as plataformas de streaming através do selo Canil Records e o videoclipe que foi lançado com exclusividade pela Decibel Magazine.
Continuando a divulgação de "Riff Cult", o Claustrofobia lança o playthrough da música com o baixista Rafael Yamada, gravado na Agência Swamp Loco em Las Vegas. O vídeo mostra o baterista Caio D’Angelo instalando os captadores da EMG modelo 35 DC / 35 CS no baixo Jackson (set assinado pelo baixista do Megadeth, David Ellefson).
Yamada mostra a composição do baixo para “Riff Cult”, a segunda música que o músico compôs com o Claustrofobia. “Foi nessa música que eu percebi a importância de um baixo mais rítmico, ‘seguindo’ mais a bateria do que a guitarra em si, experiência que me influenciou muito nas composições do disco novo da banda. Foi gravando esse single também que eu percebi a diferença de usar captadores EMG. O som ficou muito mais definido e sólido, com graves e médios graves bem equilibrados, a gente chegou no som que usamos para gravar o próximo full álbum”, explica Rafael Yamada.
"Riff Cult" foi produzido pelo renomado produtor brasileiro Adair Daufembach que já trabalhou com nomes como Megadeth, Angra, Kiko Loureiro, Aquiles Priester, Dirk Verbeuren e Tony MacAlpine. Para o Claustrofobia, a música é uma homenagem aos Riffs, componente chave do metal. O vocalista Marcus D'Angelo enfatiza esse aspecto afirmando “Consideramos uma cultura, um culto. É o gancho de todo o Metal, tudo nasce do riff da guitarra. E Riff após Riff (Riff by Riff), nós vamos alimentando nossa paixão pelo Metal, alimentando nosso desejo de continuar o legado. O Riff é o que nos vicia no bom sentido. Nessa quarentena o amor pelo Metal ficou mais evidente, sem shows e sem contato com os fãs, então decidimos fazer uma homenagem e celebrar”.
A banda também disponibilizou em seu canal do Youtube o making of do videoclipe "Riff Cult". Assista AQUI.
Produtor: Adair Daufembach
Gravação, mixagem e masterização: Adair Daufembach - Northwood Sound Studio
Fotografia: Courtney Ware / Edição: Junior Imigrante
Formação:
Marcus D`Angelo (vocal e guitarra)
Caio D`Angelo (bateria)
Rafael Yamada (baixo e vocal de apoio)