AFFRONT | Entrevista: M.Mictian fala mais sobre o último álbum - World in Collapse | Metal Garage

"O mundo entrou em colapso com tanta gente medíocre, imbecil, retrógradas..."

Após a paralisação da banda Unearthly, em 2016, seu fundador e baixista, M.Mictian (que aqui também assume os vocais) decidiu, no mesmo ano, fundar um novo projeto, juntamente com Rafael Rassan (Imago Mortis, ex-Unearthly, ex-Affront) e Jedy Nahay, criando assim o AFFRONT. A banda faz um Thrash Metal cheio de riffs marcantes, ora com velocidade, ora mais cadenciados, com uma qualidade absurda e muita agressividade. 

Os cariocas vem divulgando seu último trabalho, lançado em 2018, "World in Collapse", sucessor do bem sucedido álbum de estreia "Angry Voices". A banda conta, hoje, com M.Mictian (Vocal, Baixo), Rafael Lobato (Bateria) e Marcel Barros (Guitarra). 

Falamos com M.Mictian para saber mais a respeito de "World in Collapse" e das expectativas da banda para 2021.

Confira:


Metal Garage: Percebe-se que em World in Collapse o Affront deixou os elementos do “Death Metal” e manteve seu som mais voltado ao Thrash Metal. Isso foi proposital?
M.Mictian: Sim foi, na verdade quando fundei o AFFRONT a ideia inicial e principal era realmente sermos uma banda de Thrash Metal, mas eu deixei que as composições do primeiro álbum (Angry Voices - 2016) fosse acontecendo de maneira natural, e de alguma forma, como eu fiz parte de uma outra banda durante muito anos no qual tocávamos um som mais Black/Death Metal, estes estilos acabaram influenciando nas composições deste primeiro álbum, mas a intenção era mesmo deixar as músicas fluírem de maneira bem natural mesmo, sem querer moldar nada a força.

Metal Garage: Vocês estão trabalhando em algum material novo? Podemos esperar um novo álbum do Affront em 2021?
M.Mictian: Eu estou sempre trabalhando em algo novo (risos), estou sempre compondo, sempre experimentando, mas sim, estou criando e escrevendo novas canções e letras, espero que possamos lançar um CD novo ainda em 2021, apesar de estar tudo muito estranho ainda, com relação a Pandemia e tudo mais, eu estou deixando as ideias amadurecerem.

Metal Garage: Não podemos deixar de notar que "World in Collapse" retrata exatamente o momento caótico em que vivemos atualmente. Poderia comentar sobre isso?
M.Mictian: Nós? eu diria o mundo né? Por isso o título, quando pensei em escrever esse tema em meados de 2017 o mundo  estava começando a se tornar o que está agora, muitos países tendo como candidatos a governo pessoas obscuras, oriundas da extrema direita, países como Hungria, Polônia, Italia, Croácia, os Estados Unidos outros; Dava pra sentir o cheiro podre que estava no ar e não foi diferente no Brasil e de fato o mundo entrou em colapso com tanta gente medíocre, imbecil, retrógradas, conservadoras que assumiram o poder e alavancaram dos esgotos gentes hipócritas, mau caráter e ruim, a temática do disco versa com tudo isso que falei e mais com a ganância, mentira e toda falácia que a humanidade impõe sobre sua própria existência.

Metal Garage: "World in Collapse" foi lançado no fim de 2018 e o videoclipe da música "There’s No Tomorrow" só foi lançado em Junho de 2020 (durante a pandemia). O período pandêmico refletiu na decisão do lançamento do videoclipe?
M.Mictian: Na verdade não, nós começamos a gravar o clipe antes de termos qualquer informação que aconteceria Pandemia ou Lockdown, foi coincidência e tudo isso ainda acabou atrasando o término da gravação e o lançamento do clipe, mas conseguimos lançar em meio a tudo isso. O importante é que mesmo tendo atrapalhado, essa Pandemia se encaixou em tudo que permeia nosso álbum e também o clipe.


Metal Garage: Vocês participaram da 7º Edição "Roadie Crew Metal Festival Online”, “Stay Home Festival - 6º Edição” do “Satan Festival”, entre outros. Como tem sido para o Affront se apresentar em eventos online?

M.Mictian: Festival Online foi uma maneira que acharam para manter o mínimo de envolvimento e as bandas um pouco na ativa; Nós fomos para um estúdio grande aqui no RJ, gravamos 4 músicas com 5 câmeras tudo editado, som e aúdio a produtora "GK produções" e a "Criatoriom Ideias" fizeram um excelente trabalho; Estes Festivais servem para isso, mas não é o mesmo que estarmos na estrada viajando tocando e fazendo o que mais gostamos, mas é o que temos no momento.

Metal Garage: Faixas e títulos em português são comumente presentes nos discos do Affront. A ideia vai se manter nos próximos lançamentos?
M.Mictian: Eu sempre falo que eu deixo as coisas acontecerem naturalmente, se por acaso aparecer uma ideia que eu goste e que acho que seja relevante eu ponho em prática, eu gosto que fluam naturalmente e livres, sem forçação de barra, então pode ser que sim ou que não, vamos esperar...

Affront - World in Collapse

Metal Garage: As letras de World in Collapse refletem muito bem o que vem acontecendo no país. A música Your Lies Your Fall também foi um grande destaque do álbum, que inclusive, ganhou videoclipe. Pode falar um pouco mais sobre ela?
M.Mictian: Como eu disse anteriormente reflete também o que acontece pelo mundo, e no fim acabou se encaixando com a situação em nosso país porque já na época estávamos caminhando para esse precipício atual o Brasil acabou refletindo e se espelhando no que acontecia mundialmente, infelizmente ainda temos a alma de colônia, síndrome de vira-latas  como dizia Nelson Rodrigues, "Suas Mentiras sua Queda" é a reflexão sobre essa união de emburrecimento do mundo e do Brasil como um todo, a síntese do nosso atual momento.


Metal Garage: World in Collapse foi lançado no México por Unholy Black Recs e também na Europa pelo selo francês Polymorphe Recs, como tem sido a repercussão do disco no exterior?
M.Mictian: Na Europa e no Brasil o lançamento foi simultâneo no início de 2019, tudo o que recebemos de resenhas e entrevistas pelo mundo tem sido muito agradável e forte, apesar do selo Francês ainda ser pequeno, eles estão fazendo um ótimo trabalho de divulgação e isso está ajudando e muito o nome da banda crescer lá fora, no México o álbum saiu a pouco tempo, mas também já saiu várias e ótimas resenhas, estamos felizes com tudo o que está acontecendo com o AFFRONT.

Metal Garage: Bom, gostaríamos de agradecer pela oportunidade. Deixe aqui um recado para os fãs da banda.
M.Mictian: Obrigado a você pela oportunidade de mostrarmos nosso trabalho, seguimos em frente e sempre buscando apoio de pessoas que realmente respeitam e gostam do verdadeiro metal... Obrigado!


Affront é formado por:

M.Mictian (Vocal, Baixo)
Rafael Lobato (Bateria)
Marcel Barros (Guitarra)

Contatos da banda:

E-mail: affrontmetal2@gmail.com
Instagram: @affrontbrazil
Facebook: Affront


 
Em busca de amplificar sua presença? ANUNCIE CONOSCO

SHOWS

Imagem 2
Imagem 3
Imagem 4
Imagem 5
Imagem 6
Imagem 7